Cuidar da saúde é coisa de homem!

A Secretaria de Saúde encerrou as atividades da campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem, com um evento nos dias 26 e 27. A ação intensificou o cuidado com o homem, oferecendo uma série de serviços gratuitos e essenciais para a prevenção do câncer de próstata e outras doenças.
Além dos atendimentos e palestras realizados pelas Unidades Básicas de Saúde durante todo o mês, em apenas dois dias, o Centro Especializado em Saúde do município alcançou um número expressivo de cidadãos, com mais de 200 pacientes atendidos na reta final da campanha.
Enquanto aguardavam, os pacientes puderam participar de palestras educativas que focaram na importância do diagnóstico precoce e na quebra de tabus sobre a saúde masculina. Na oportunidade, foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia, exames laboratoriais para a detecção precoce de alterações na próstata, incluindo o PSA Total e PSA Livre e ultrassonografia (USG) de Próstata: um dos exames de imagem mais importantes para a análise da glândula prostática.

O fisioterapeuta Cleriston Azevedo destaca que “O Novembro Azul é mais do que uma campanha, é uma chamada à responsabilidade. Não adianta se cuidar apenas nesse mês e se esquecer dos cuidados no restante do ano.”
O Secretário de Saúde ressaltou ainda a necessidade de olhar para a saúde do homem de forma completa e integral. “É fundamental que a gente cuide da saúde física, mas também da saúde mental do homem. O estresse, a ansiedade e a depressão são questões de saúde sérias que precisam ser abordadas com a mesma atenção que dedicamos à prevenção do câncer de próstata. Cuidar-se por inteiro é o maior ato de coragem,” concluiu.

A Prefeitura Municipal de Lagoa Real agradece a maciça participação e confiança da população nas ações do Novembro Azul e reforça o compromisso de manter os serviços de saúde masculina acessíveis e de qualidade durante todo o ano. O cuidado com a saúde, incluindo o bem-estar físico e mental, deve ser uma prioridade contínua.

Comentários estão fechados.